quinta-feira, 9 de maio de 2013

Escolas abandonam giz e investem em lousas digitais

A algum tempo passou uma reportagem muito interessante na coluna de educação do G1.com. A reportagem apresentava a implantação de lousas digitais em escolas particulares e públicas, surge então, esta grande ideia de implantar a tecnologia digital em salas de aulas, e como diz o título, abandonar o tão antiquado giz e apagador que desde a idade da pedra vem acompanhando os entusiastas da produção de arte e conhecimento.


Oppitz Soluções Tecnológicas lançou no mercado corporativo brasileiro a Lousa Interativa HW All in One, um sistema que integra diversos componentes multimídia em um único produto.

A lousa interativa tornou-se uma grande parceira de muitos professores que procuram adicionar as aulas com vídeos sobre atualidades e telejornais. “As crianças são muito visuais e a lousa permite interação. Elas são completamente estimuladas pela imagem. Quando mostro uma atividade na lousa, após explicar uma matéria, eles dizem ‘agora eu entendi'", conta a professora.

A lousa pode projetar imagens, textos, reproduzir arquivos em power point, vídeos, jogos interativos e, ainda, ligada a netbooks que são utilizados pelas crianças. Cabe ao professor criar os conteúdos.

Fonte: G1.globo.com

Com certeza a educação nacional carece de tal tecnologia, há tempos a educação no Brasil tem um caráter ultrapassado, tanto em sua estrutura no que se refere ao formato das salas, os corredores e o pátio cheio de grades. Como também na sua pedagogia que vem mudando gradualmente desde o inicio deste século, com ênfase mais positiva, esforçando-se para se recuperar do desastre da progressão continuada instalada em 96. A grande questão nesta nova tecnologia é acompanhar o mundo do aluno e traze-lo a um ambiente atualizado com infinitas possibilidades de produção do conhecimento, deste modo obtendo maior participação do educando em seu próprio aprendizado.

Fonte: Douglas G. Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário